Gentil, sem medo, inteligente, esperto e dócil
É uma raça gentil e sem medo, o maltês cumprimenta a todos como um amigo. Este é um cão enérgico e vigoroso que se destaca como um companheiro.
Apegado aos seus donos, ele é um doce, inteligente e dedicado a sua família humana. E, como uma das menores das raças toy, ele se adapta bem a apartamentos ou condomínios . Onde quer que ele viva, o maltês é sensível ao seu ambiente e se torna um cão de guarda eficaz. Embora pareça delicado e aristocrático, o Maltês pode ter uma grande quantidade de energia. Eles aprendem rapidamente se recompensados por seus esforços. Com uma longa história como cães de companhia, Malteses exigem muita atenção humana.
Seu lema é: "Se você me respeitar eu te respeitarei" Com crianças orientadas a brincar com ele de forma comedida, o Maltês é ótimo: dócil e divertido
É apegado. Gosta de acompanhar a rotina da casa e de estar onde estão as pessoas, mas normalmente não fica solicitando atenção em demasia, podendo perfeitamente ficar sozinho enquanto seus donos trabalham.
Se o maltês for acostumado com estranhos desde pequeno, recebe bem de primeira. Senão, em um primeiro momento late, como se dissesse: "Ei, quem é você? O que quer aqui ?!". Então, ao perceber que seus donos aceitam a pessoa , também aceitam.
É ativo. Dá uma corridinha pela casa, aí vai brincar um pouco com seus brinquedos, pega a brinquedo, empurra a bolinha, volta com a bolinha e esquece a bolinha. Pronto. Sossegou. E, se estimulado, tem mais cinco minutos de euforia e sossega de novo.
Se criado desde pequeno junto a outros animais, a tendência é que a convivência seja pacífica. Eles não fazem destinção, somente não é indicado para proprietários que tem cães com comportamento agressivo.
É obediente quando submetido desde cedo a um treinamento mínimo a respeito dos locais que pode ter acesso. Treinamento deixa seu cão equilibrado e ciente das regras da casa. Paciência e Contancia são as chaves em seu treinamento
Na fase de desenvolvimento, quando os dentes estão se formando, é aconselhável oferecer-lhe brinquedos adequados para morder.Dificilmente ele virá a roer ou estragar um móveis ou objeto da casa. Um mínimo de liderança e dedicação dos donos ao educá-lo, poderão torná-lo um adulto bem comportado.
Nota 10. É muito observador. Aprende logo a associar causa à conseqüência: o dono pega a chave e ele já corre para a porta e coisas do gênero.
Ao receber um de nosso filhotes, tudo será novidade para ele . Você deve dar as boas-vindas ao seu filhote de Maltês de forma tranquila e delicada, para que ele não fique assustado. Acomode-o em um lugar calmo e aquecido e deixe-o explorar o restante de sua nova casa gradativamente com o passar dos dias.
Uma boa dica é manter ao máximo a rotina do filhote nos primeiros dias.
Durante esses primeiros dias, as brincadeiras serão comuns. Portanto, adicione as brincadeiras gradativamente, isso ajudara acalma-lo. Evite brincadeiras como: mordiscar seus dedos ou instigar o filhote a ficar nervoso, ele não saberá que esses comportamentos não serão permitidos mais tarde.
Não leve seu filhote para passear ou se encontrar com outros cães até que ele tenha recebido todo o esquema de vacinação completo. Se você não souber o que é seguro para seu filhote não vacinado, fale conosco ou com seu veterinário em busca de orientação.
Texto adaptado: Dr Maxwell Santana Marques - Canil They are the best